Provinha Brasil
Matriz de referência está à disposição dos professores
Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 - 12:09
Os professores de turmas do segundo ano do ensino fundamental público e os coordenadores pedagógicos já podem consultar a matriz de referência da Provinha Brasil de matemática, a ser enviada às escolas, no início do segundo semestre, pelo Ministério da Educação. Como o exame não é obrigatório, a decisão de aplicá-lo cabe a cada escola.A matriz de referência relaciona competências que as crianças do segundo ano do ensino fundamental devem ter adquirido. Reconhecer representações de figuras geométricas, identificar, comparar e ordenar grandezas, ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos são alguns conteúdos avaliados na provinha.De acordo com a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, a matriz de referência é um resumo do currículo desenvolvido pela escola. Com a provinha, segundo ela, é possível fazer um diagnóstico do que a criança está aprendendo e do que deve aprender. O exame ainda oferece ao professor uma avaliação precisa do direcionamento de seu trabalho.Edna considera essencial que o professor compreenda a matriz de referência como parte do currículo e que outras dimensões devem ser trabalhadas na escola. Ela recomenda ao professor não treinar as crianças para a provinha. “O objetivo é fazer um diagnóstico, não dar nota de desempenho”, salienta.Habilidades — Para a secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, tanto a alfabetização e o letramento quanto o domínio dos fundamentos matemáticos levam os estudantes a desenvolver habilidades que os ajudam a entender e trabalhar outras áreas do conhecimento. “Ninguém aprende ciências se não souber ler; ninguém entende o espaço se não tiver uma noção matemática”, explica.Segundo a secretária, estudos recentes revelam que crianças com habilidades em matemática têm facilidade para a música e para o xadrez. “A criança não aprende matemática para fazer contas, mas para desenvolver áreas do cérebro fundamentais para a aquisição de outros conhecimentos durante a vida.”Em julho, o Ministério da Educação levará a primeira Provinha Brasil de matemática às escolas públicas de ensino fundamental com turmas de estudantes no segundo ano (alfabetização). Além da prova impressa do aluno, com 20 testes, as escolas receberão um conjunto de publicações informativas, composto de caderno do professor-aplicador, roteiro com orientações sobre a aplicação dos testes e guia de correção e interpretação dos resultados.
Matriz de referência está à disposição dos professores
Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 - 12:09
Os professores de turmas do segundo ano do ensino fundamental público e os coordenadores pedagógicos já podem consultar a matriz de referência da Provinha Brasil de matemática, a ser enviada às escolas, no início do segundo semestre, pelo Ministério da Educação. Como o exame não é obrigatório, a decisão de aplicá-lo cabe a cada escola.A matriz de referência relaciona competências que as crianças do segundo ano do ensino fundamental devem ter adquirido. Reconhecer representações de figuras geométricas, identificar, comparar e ordenar grandezas, ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos são alguns conteúdos avaliados na provinha.De acordo com a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, a matriz de referência é um resumo do currículo desenvolvido pela escola. Com a provinha, segundo ela, é possível fazer um diagnóstico do que a criança está aprendendo e do que deve aprender. O exame ainda oferece ao professor uma avaliação precisa do direcionamento de seu trabalho.Edna considera essencial que o professor compreenda a matriz de referência como parte do currículo e que outras dimensões devem ser trabalhadas na escola. Ela recomenda ao professor não treinar as crianças para a provinha. “O objetivo é fazer um diagnóstico, não dar nota de desempenho”, salienta.Habilidades — Para a secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, tanto a alfabetização e o letramento quanto o domínio dos fundamentos matemáticos levam os estudantes a desenvolver habilidades que os ajudam a entender e trabalhar outras áreas do conhecimento. “Ninguém aprende ciências se não souber ler; ninguém entende o espaço se não tiver uma noção matemática”, explica.Segundo a secretária, estudos recentes revelam que crianças com habilidades em matemática têm facilidade para a música e para o xadrez. “A criança não aprende matemática para fazer contas, mas para desenvolver áreas do cérebro fundamentais para a aquisição de outros conhecimentos durante a vida.”Em julho, o Ministério da Educação levará a primeira Provinha Brasil de matemática às escolas públicas de ensino fundamental com turmas de estudantes no segundo ano (alfabetização). Além da prova impressa do aluno, com 20 testes, as escolas receberão um conjunto de publicações informativas, composto de caderno do professor-aplicador, roteiro com orientações sobre a aplicação dos testes e guia de correção e interpretação dos resultados.
Ionice Lorenzoni
NOTÍCIAS LOCAIS
NOTÍCIAS LOCAIS
HOJE FOI DADO INÍCIO EM NOSSO MUNICÍPIO A MAIS UMA JORNADA PEDAGÓGICA ENTRE OS DIAS 21/02 A 25/02.
- AS AULAS TERÃO INÍCIO NO PRÓXIMO DIA 28/02/2011
NOTÍCIA DO ESTADO DO RN
MEC e UFRN oferecem curso para professores do ensino fundamental
21/02/2011 15:05
Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para o curso “Formação de Professores do Ensino Fundamental na Perspectiva da Inclusão Escolar: Deficiências e Transtornos Globais de Desenvolvimento”. O curso, que é coordenado pelo Departamento de Educação da UFRN em parceria com o Ministério da Educação, terá as inscrições feitas pela Plataforma Freire, do MEC, pelo endereço: http://freire.mec.gov.br/index/principal/.O curso será aberto a todos os professores do ensino fundamental da rede pública, sendo 50 vagas destinadas aos docentes de escolas municipais e 50 para os professores de escolas estaduais. As aulas de formação, que serão ministradas no Centro de Ciências Sociais da Universidade pelos professores da UFRN, acontecerão aos sábados durante a manhã e a tarde, totalizando uma carga de 180 horas.
Outras informações Telefone: (84) 3215-3526
MEC e UFRN oferecem curso para professores do ensino fundamental
21/02/2011 15:05
Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para o curso “Formação de Professores do Ensino Fundamental na Perspectiva da Inclusão Escolar: Deficiências e Transtornos Globais de Desenvolvimento”. O curso, que é coordenado pelo Departamento de Educação da UFRN em parceria com o Ministério da Educação, terá as inscrições feitas pela Plataforma Freire, do MEC, pelo endereço: http://freire.mec.gov.br/index/principal/.O curso será aberto a todos os professores do ensino fundamental da rede pública, sendo 50 vagas destinadas aos docentes de escolas municipais e 50 para os professores de escolas estaduais. As aulas de formação, que serão ministradas no Centro de Ciências Sociais da Universidade pelos professores da UFRN, acontecerão aos sábados durante a manhã e a tarde, totalizando uma carga de 180 horas.
Outras informações Telefone: (84) 3215-3526
RETOMANDO AS POSTAGENS NO BLOG POIS AGORA AS FÉRIAS SE FORAM O TRABALHO ME ESPERA !!!
QUE EM 2011 POSSAMOS TROCAR IDEIAS E FAZER ACONTECER UMA EDUCAÇÃO COM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS UM FORTE ABRAÇO À TODOS OS COLEGAS DE PROFISSÃO.
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