PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL "JOSÉ EUZÉBIO" NO DIA DO ESTUDANTE 2009
GINCANA ESTUDANTIL – PARA AS TURMAS DO 1º E 2º ANO
Esta gincana foi organizada pelas professoras do 1º e 2ºano visando dinamizar atividades educativas e recreativas envolvendo estratégias de leitura escrita e raciocínio. Foram sorteados doze meninos e doze meninas montando as equipes dos meninos e meninas, logo após foi determinado através do par ou ímpar quem irá começar a disputa.
TAREFAS RELÂMPAGOS DISTRIBUÍDAS NA HORA
1- Montar com o alfabeto móvel a palavra ESTUDANTE em três minutos.
2-Ler uma pequena mensagem (escolher de olhos fechados na caixinha de mensagem do estudante e lê oralmente).
Estudante você é o futuro do nosso Brasil.
Parabéns, hoje é seu dia Estudante.
Dia 11 de agosto dia do Estudante.
Feliz dia do Estudante.
Com carinho vamos festejar o dia do Estudante.
3- A dança da laranja (uma dupla de cada equipe).
Posicionam a laranja na testa entre a dupla, mãos para trás solta a música e começa a dançar quem demorar, mas tempo com a laranja na testa é o vencedor.
4- A dança das cadeiras (três representantes de cada equipe).
Organizam-se cinco cadeiras em forma de circulo as crianças em volta ficam de pé aguardando o som ligar e começam a circular em volta das cadeiras quando a música parar cada criança pega um lugar quem sobrar sai e assim continua até restar apenas o vencedor.
5- A guerra de estourar as bexigas primeiro (a equipe completa meninos X meninas).
As equipes se organizam em fila e cada criança recebe uma bexiga cheia, com distância de 10 metros encontram-se duas cadeiras aonde cada criança irá se deslocar do ponto de largada para sentar nesta cadeira e estoura-las a equipe que estourar primeiro todas as bexigas será a vencedora.
6- Brincando de forca (a equipe completa meninos X meninas).
Tema: O que o estudante usa na escola?
Primeiro escolhe-se o tema, na lousa desenha-se a forca e segue as regras:
Vamos brincar com as letras do alfabeto mais atenção tem que ser esperto, pois cada letra que errarmos irá montar um membro do corpo, por exemplo: cabeça, corpo, braço esquerdo, braço direito, perna esquerda, perna direita, ou seja, só é permitido errar seis letras e ai morre na forca. Atenção cada letra que não houver na palavra ficará visível para você não repetir. Inicia o jogo tirando par ou ímpar após cada criança diz uma letra e vamos brincar.
7- Corrida de o ovo na colher (um representante de cada equipe)
Pega-se duas colheres e dois ovos cozidos um para cada participante, após posiciona a colher com o ovo na boca com as mãos para trás, determina o ponto de largada e chegada quem conseguir chegar primeiro sem deixar o ovo cair ganha a prova.
8- Come come o cordão: (um participante de cada equipe)
Pega-se um cordão de 8metros e no centro amarra-se um chocolate dividindo meio a meio para cada participante ou seja 4 metro para cada lado , após cada criança de pé mãos para trás coloca a ponta do cordão na boca quando ouvir o sinal de largada cada um começar a mastigar o cordão acumulando na boca até chegar ao chocolate quem chegar primeiro será o vencedor.
9- Soletrando (um participante de cada equipe)
Soletre a palavra oralmente quem conseguir soletrar corretamente marca ponto. Cada participante terá uma palavra diferente.
10- Caça ao tesouro: (todos os membros da equipe participam).
Distribuir no corredor da escola bolinhas com o nome ESTUDANTE e outras em branco após o sinal de largada todos da equipe irão em busca da caça ao tesouro, a equipe que coletar mais bolinhas com o nome ESTUDANTE vencerá a prova.
PONTUAÇÃO DAS PROVAS:
1- 10 PONTOS
2- 10 PONTOS
3- 5 PONTOS
4- 5 PONTOS
5- 12 PONTOS
6- 10 PONTOS
7- 5 PONTOS
8- 5 PONTOS
9- 10 PONTOS
10- BOLINHAS COM O NOME ESTUDANTE 2 PONTOS
BOLINHAS EM BRANCO 1 PONTO.
MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DESTA GINCANA
ALFABETO MÓVEL
PAPEL OFÍCIO
DUAS LARANJAS
CINCO CADEIRAS PLÁSTICAS
24 BEXIGAS
LOUSA COM PILOTO
2 OVOS COZIDOS
8 METROS DE CORDÃO
1 CHOCOLATE
MICROFONE
SOM
CAIXA AMPLIFICADA
DVDS (XUXA, MOLEKADA, PATATI PATATA ENTRE OUTROS INFANTIS).
"Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo! Todos sabemos alguma coisa; todos ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre". .