REFLEXÃO ...
Anime-se Inicie as aulas com o pé direito!
Faça festa no seu coração! Reclamações e lamúrias nunca foram receita de sucesso!Assuma a sua escolha e comece as aulas com pé direito!Crie memórias saudáveis na sua vida e na de seus alunos. Faça acontecer! Faça de cada aula, um momento de alegria, ainda que às vezes aprender seja tão difícil. Facilite as coisas, não complica a vida dos seus alunos, nem mesmo a sua. Valorize a fala, o cheiro, as cores, valorize a troca, o olhar e os acontecimentos.Medite! Busque o equilíbrio na respiração e nas imagens mentais positivas.Se mostre! Mostre o quanto pode ser generosa (o), amiga (o), companheira(o), humilde o suficiente para valorizar a si mesmo e aos outros.
Faça festa no seu coração! Reclamações e lamúrias nunca foram receita de sucesso!Assuma a sua escolha e comece as aulas com pé direito!Crie memórias saudáveis na sua vida e na de seus alunos. Faça acontecer! Faça de cada aula, um momento de alegria, ainda que às vezes aprender seja tão difícil. Facilite as coisas, não complica a vida dos seus alunos, nem mesmo a sua. Valorize a fala, o cheiro, as cores, valorize a troca, o olhar e os acontecimentos.Medite! Busque o equilíbrio na respiração e nas imagens mentais positivas.Se mostre! Mostre o quanto pode ser generosa (o), amiga (o), companheira(o), humilde o suficiente para valorizar a si mesmo e aos outros.
Seja feliz! Sob qualquer circunstância, faça feliz!
HOJE FIQUEI SABENDO QUE IREI TRABALHAR NESTE ANO DE 2011 COM UMA TURMA DE 5º ANO E POR ISSO JÁ ESTOU A PROCURA DE ALGUMAS IDEIAS PARA APRIMORAR MINHA PRATICA E INICIEI COM O MODELO DE PLANO DE CURSO.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o sentido contido nas mensagens orais e escritas de que édestinatário, saber atribuir-lhes significado, desenvolvendo, gradativamente, a sensibilidade para reconhecer a intencionalidade do autor elaborando suas próprias conclusões;
• Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, identificando aqueles que respondem as suas necessidades imediatas;
• Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e idéias, acolhendo, interpretando e considerando os de outras pessoas respeitando os diferentes modos de falar,
• Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la a intenções e situações que requeiram o domínio de registros formas, o planejamento prévio do discurso, a coerência na defesa de pontos de vista e na apresentação de argumentos;
• Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para o ciclo, ajustados a objetivos e leitores determinados;
• Escrever textos com domínio da separação em palavras, da estabilidade de palavras, com ortografia regular mais freqüentes na escrita, utilizando os recursos do sistema de pontuação para dividir o texto em frases;
• Revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e, com ajuda do professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrita para o momento;
• Através da leitura e interpretação de diversos tipos de textos, adquira a competência de leitor para obter informações, recrear-se, recriar, observar e comparar.
CONTEÚDOS:
Gêneros Discursivos:
a) Adequados para o trabalho com a linguagem oral;
b) Adequados para o trabalho com a linguagem escrita;
Língua Oral: usos e formas.
Linguagem escrita:
a) Prática de leitura;
b) Prática de produção de textos.
Aspectos notacionais:
Divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de pontuação e reunião destas em parágrafos;
Separação no texto do discurso direto e indireto;
Estabelecimento progressivo da regularidade ortográfica;
Utilização do dicionário para resolver dúvidas ortográficas;
Utilização de estratégias de escritas: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar, etc;
Controle de legibilidade do escrito;
Aspectos discursivos:
Organização idéias em acordo com as características textuais de cada gênero;
Utilização de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que marquem temporalidade e casualidade, etc;
Emprego da regência verbal e concordância verbal e nominal;
Utilização da escrita como recurso de estudo: tomar notas, fazer resumos, etc.
Análise e reflexão sobre a língua:
Análise da qualidade da produção oral e escrita alheia e própria;
Comparação entre diferentes registros;
Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais;
Revisão do próprio texto durante o processo e ao final deste, observando coerência e coesão, pontuação e ortografia;
Análise de textos bem escritos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Leitura silenciosa e oral de textos diversos;
Interpretação e análise individual e coletiva de textos (trabalho oral e escrito);
Produção de texto e poesias;
Produção de histórias em quadrinhos;
Dramatização de textos lidos e produzidos por eles próprios;
Ilustração dos trabalhos produzidos;
Debates, relatos;
Produção de bilhetes, convites, cartas, etc;
Reprodução oral e escrita de textos;
Consulta e uso do material didático e pedagógico do apoio (dicionário, Atlas, livros didáticos, fantoches, etc...);
Atividades de leitura e afins, sempre que possível, serão desenvolvidas na sala de leitura ou em ambiente adequado aos estabelecidos;
Uso dos recursos e da sala de informática em diversas produções escritas neste e em outros componentes curriculares.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação far-se-á ao longo do processo mediante observação diária de aspectos à participação, cooperação, realização e organização nas atividades propostas; também provas orais e escritas.
MATEMÁTICA
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
Ampliar o significado natural pelo uso em situações-problema;
Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal;
Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números naturais e, em alguns casos, racionais;
Ampliar procedimentos do cálculo (mental, escrito, exato, aproximado) pelo conhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e verificação dos resultados;
Refletir sobre procedimentos de cálculo que levem à ampliação do significado dos números e das operações, utilizando a calculadora como estratégia de verificação de resultados;
Utilizar as operações fundamentais para a resolução de problemas da vida prática, trabalhando com números naturais;
Compreender o conceito de múltiplo e divisor de um número natural qualquer,
Compreender o conceito de número primo;
Construir o significado de número racional e de sua apresentação (fracionária e decimal) a partir de seus diferentes usos no contexto social;
Efetuar adição e subtração de números racionais, sob a apresentação fracionária, no caso de denominadores iguais;
Efetuar com compreensão operações com números racionais, na forma decimal;
Resolver problemas práticos que impliquem no uso de cálculo de porcentagem;
Construir o significado de unidade de medidas a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social (capacidade, massa e superfície);
Utilizar procedimentos e instrumentos de medidas usuais, selecionando o mais adequado em função da situação;
Representar resultados de medições utilizando terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medidas;
Desenvolver o conceito de área de uma superfície plana;
Resolver problemas que envolvam áreas e perímetros;
Desenvolver o conceito de superfície e delimitadas por figuras planas variadas;
Componha figuras planas, a partir de outras figuras planas, percebendo as relações entre elas;
Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples,gráficos de colunas, tabelas de duplas entrada e gráficos de barras;
Ler informações apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de linha e setor;
Construir gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos,científicos ou outros;
Identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabiliza-las por meio de estratégias pessoais;
Utilizar a noção de probabilidade em situações-problema simples;
Vivenciar processos de resolução de problemas percebendo que para resolvê-los é preciso compreender, propor, executar um plano de solução, verificar e comunicar a respostas;
CONTEÚDOS:
Números naturais. Sistemas de numeração decimal e números racionais:
Reconhecimento de números naturais no contexto diário;
Compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação de números naturais até a terceira classe;
Analise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo operações fundamentais, isoladas ou combinadas;
Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle do resultado pelo uso de cálculo mental e escrito e da calculadora;
Consolidação das técnicas operatórias das operações fundamentais;
Cálculo mental;
Múltiplos e divisores;
Conceito de números primos;
Critérios de divisibilidade por 5 e 10;
Números racionais absolutos: forma fracionária e decimal;
Retomada do conceito de frações equivalentes;
Adição e subtração de frações baseadas no conceito da equivalência;
Multiplicação de números naturais por fração;
Forma decimal: divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento de vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
Adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais na forma decimal;
Pequenos cálculos de porcentagem.
Medidas:
Unidade de capacidade e de massa;
Conceito de área de uma massa superfície;
Medidas de superfície (padronizadas ou não);
Metro quadrado;
Equivalente de área;
Área do quadrado, retângulo e triângulo;
Problemas envolvendo área e perímetro.
Geometria:
Superfície conceito;
Superfície delimitada por figuras planas variadas;
Composição e decomposição de figuras.
Tratamento de informação
Leitura e discussão sobre dados relacionados a saúde, educação, cultura, lazer,alimentação, meteorologia, pesquisa de opinião, entre outros organizados em tabelas e gráficos (barra, setores, linhas, pictóricos) que aparecem em jornais, revistas, rádio, TV, internet.
Organização de pesquisas relacionadas a assuntos diversos: desenvolvimento físico aniversário dos alunos, programas de TV preferidos, animais que mais gostam, entre outros.
Preparação e simulação de um jornal ou de reportagem feitas pelos alunos, comunicando através de tabelas ou gráficos o assunto pesquisado por eles.
Resolução de situações de problemas simples que ajudem os alunos a formularem previsões a respeito do sucesso ou não de um evento, por exemplo:um jogo envolvendo números pares ou impares ,o lançamento de um dado.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Exercícios orais e escritos;
Apresentações de situações-problema para serem resolvidos individualmente ou em grupos;
Pesquisas de preços e outros conteúdos para subsidiar organização e montagem de situações-problema;
Utilização do computador para fixação de conteúdo ou aplicação e exploração deste;
Organização de quadros, gráficos e tabelas;
Análise desses gráficos e quadros;
Utilização de material concreto;
Recortes, dobraduras, montagens;
Utilização de material didático: livros, tabelas, gráficos;
Desenhos, cartazes, fichas;
Trabalho em grupo;
Representação de situações-problema;
AVALIAÇÃO
A avaliação em matemática será constante, contínua durante todo o processo pedagógico, direcionado aos objetivos propostos, mediante observação diária de aspectos ligados à participação, cooperação, realização e organização do aluno, bem como orais e escritas.
HISTÓRIA
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
Estabelecer relações entre o presente e o passado, próximo e remoto e as influências deste no momento atual;
Analisar e estudar dados históricos com relativo grau de espírito crítico;
Reconhecer algumas reações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece com outras localidades no presente ou no passado;
Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem a sua localidade quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião, contextuando e deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
Identificar relações de poderes estabelecidos entre a sua localidade e os demais centros políticos, culturais, econômicos e culturais em diferentes tempos;
Utilizar diferentes fontes de informações para leituras críticas; Valorizar ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida da localidade;
CONTEÚDOS
Família:
Procedência geográfica e cultural da família, dos alunos e das histórias envolvidas no deslocamento e nos processos de fixação.
Município:
Origem e História;
Aspectos culturais (valorização da cultura local).
Brasil:
Primeiros povos;
Colonização;
Trabalho, sociedade, produção e economia em diferentes momentos históricos;
Imigração e migração;
Acontecimentos históricos (datas comemorativas).
Mundo:
Acontecimentos da atualidade.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
• Leitura e consulta de material informativo (livros, revistas, jornais, vídeos, etc) para análise e consulta do conteúdo destes;
• Debates, relatos;
• Organização de relatórios, questionários, textos e ilustrações;
• Trabalho de pesquisa, entrevistas;
• Comparação de informações;
• Registro em textos, mapas, etc;
• Construção de linhas de tempo;
• Estudo de calendário e medições de tempo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será resultado da observação constante do aluno em função de participação, produção, organização, subsidiadas, também pela realização de trabalho em grupo, provas orais e escritas, etc.
GEOGRAFIA
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
Reconhecer e comparar o papel da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais;
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida na cidade e no campo relativos ao trabalho, as construções e moradias, aos hábitos cotidianos, às expressões de lazer e de cultura;
Reconhecer, no lugar onde se encontram inseridos, as relações entre o mundo urbano e rural;
Conhecer e compreender algumas das conseqüências relativas da natureza causadas pela ação humana, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais;
Reconhecer o papel das tecnologias, da informação da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais na vida em sociedade;
Saber usar procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação na coleta e tratamento da informação;
Valorizar o uso refletido da tecnologia em prol da conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente.
CONTEÚDOS
A Terra:
A forma e os movimentos da Terra;
Oceanos e continentes;
A representação da Terra.
Paisagem natural e modificada:
Relevo;
Hidrografia;
Clima;
Vegetação.
Município:
Aspectos geográficos;
Atividades econômicas;
Brasil:
Espaço geográfico e político;
Estados e regiões;
Atividades econômicas (trabalho e tecnologia).
Transporte e comunicação:
Origem, evolução e utilização.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Observação direta ou indireta do ambiente;
Leitura e análise de material informativo (livros, revistas, jornais, vídeos, etc);
Debate, relatos, entrevistas, etc;
Pesquisas;
Organização de relatórios, questionários;
Recortes, colagens;
Trabalhos com mapas, etc.
AVALIAÇÃO
Será realizada através da observação direta da atividade desenvolvida pelo aluno e também da realização de provas orais e escritas.
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
O aluno deverá ser capaz de ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente, por meio de identificação fenômenos e outros componentes ambientais, interação com destaque para o papel do homem;
Reconhecer algumas características e propriedades dos componentes ambientais estudados;
Caracterizar causas e conseqüências da poluição da água, do ar e do solo e medidas adequadas a serem tomadas a fim de evitar ou minimizá-la;
Compreender que a preservação e o uso racional dos recursos naturais é condição básica para manutenção da vida na terra;
Identificar os processos de captação, armazenamento a distribuição da água e o modo doméstico de tratamento desta relacionando-os a condições necessárias à preservação da saúde;
Compreender que a preservação da saúde está relacionada a comportamentos individuais e coletivos adequados, bem como a existência e manutenção de serviços públicos essenciais de saneamento básico;
Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de matérias contidos no lixo;
Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo passado adotar e manter comportamentos adequados à manutenção desta;
Estabelecer relações entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças do homem;
Compreender a alimentação como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do organismo;
Compreender como se processam atividades orgânicas como digestão, respiração;
Entender o sistema nervoso como controlar as funções do corpo;
Caracterizar o aparelho reprodutor masculino e feminino e as mudanças que ocorrem no corpo durante a puberdade;
Adotar comportamentos adequados relativos a cuidados com o espaço que habita;
Valorizar a vida em sua diversidade e preservação dos ambientes.
CONTEÚDOS
Sistema solar:
Planetas;
Movimentos da Terra no Sistema Solar.
Água:
Importância e uso;
Ciclo na natureza;
Reconhecimento das formas de captação e tratamento;
Doenças transmitidas pela água.
Seres Vivos:
Vegetais e Animais:
Reprodução;
Cadeia alimentar;
Corpo humano:
1. Higiene física e mental;
2. Sistema nervoso;
3. Nutrição, respiração, circulação e locomoção;
4. Defesas naturais e vacinas;
5. Sistema reprodutor:
a. Puberdade
b. Prevenção de DST’s;
Meio ambiente:
Conservação;
Preservação.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
Leitura de didáticos, jornais, revistas textos informativos;
Produção e análise de relatórios;
Exploração do ambiente mediante observação sistemática;
Realização de pequenos experimentos sob observação do professor,
Uso dos recursos da informática.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada ao longo do processo de observação direta e diária de aspectos inerentes à participação, cooperação, realização e organização do aluno.
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o sentido contido nas mensagens orais e escritas de que édestinatário, saber atribuir-lhes significado, desenvolvendo, gradativamente, a sensibilidade para reconhecer a intencionalidade do autor elaborando suas próprias conclusões;
• Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, identificando aqueles que respondem as suas necessidades imediatas;
• Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e idéias, acolhendo, interpretando e considerando os de outras pessoas respeitando os diferentes modos de falar,
• Utilizar a linguagem oral com eficácia, começando a adequá-la a intenções e situações que requeiram o domínio de registros formas, o planejamento prévio do discurso, a coerência na defesa de pontos de vista e na apresentação de argumentos;
• Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para o ciclo, ajustados a objetivos e leitores determinados;
• Escrever textos com domínio da separação em palavras, da estabilidade de palavras, com ortografia regular mais freqüentes na escrita, utilizando os recursos do sistema de pontuação para dividir o texto em frases;
• Revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e, com ajuda do professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrita para o momento;
• Através da leitura e interpretação de diversos tipos de textos, adquira a competência de leitor para obter informações, recrear-se, recriar, observar e comparar.
CONTEÚDOS:
Gêneros Discursivos:
a) Adequados para o trabalho com a linguagem oral;
b) Adequados para o trabalho com a linguagem escrita;
Língua Oral: usos e formas.
Linguagem escrita:
a) Prática de leitura;
b) Prática de produção de textos.
Aspectos notacionais:
Divisão do texto em frases por meio de recursos do sistema de pontuação e reunião destas em parágrafos;
Separação no texto do discurso direto e indireto;
Estabelecimento progressivo da regularidade ortográfica;
Utilização do dicionário para resolver dúvidas ortográficas;
Utilização de estratégias de escritas: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar, etc;
Controle de legibilidade do escrito;
Aspectos discursivos:
Organização idéias em acordo com as características textuais de cada gênero;
Utilização de recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e pela introdução de conectivos mais adequados à linguagem escrita, expressões que marquem temporalidade e casualidade, etc;
Emprego da regência verbal e concordância verbal e nominal;
Utilização da escrita como recurso de estudo: tomar notas, fazer resumos, etc.
Análise e reflexão sobre a língua:
Análise da qualidade da produção oral e escrita alheia e própria;
Comparação entre diferentes registros;
Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais;
Revisão do próprio texto durante o processo e ao final deste, observando coerência e coesão, pontuação e ortografia;
Análise de textos bem escritos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Leitura silenciosa e oral de textos diversos;
Interpretação e análise individual e coletiva de textos (trabalho oral e escrito);
Produção de texto e poesias;
Produção de histórias em quadrinhos;
Dramatização de textos lidos e produzidos por eles próprios;
Ilustração dos trabalhos produzidos;
Debates, relatos;
Produção de bilhetes, convites, cartas, etc;
Reprodução oral e escrita de textos;
Consulta e uso do material didático e pedagógico do apoio (dicionário, Atlas, livros didáticos, fantoches, etc...);
Atividades de leitura e afins, sempre que possível, serão desenvolvidas na sala de leitura ou em ambiente adequado aos estabelecidos;
Uso dos recursos e da sala de informática em diversas produções escritas neste e em outros componentes curriculares.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação far-se-á ao longo do processo mediante observação diária de aspectos à participação, cooperação, realização e organização nas atividades propostas; também provas orais e escritas.
MATEMÁTICA
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
Ampliar o significado natural pelo uso em situações-problema;
Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal;
Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números naturais e, em alguns casos, racionais;
Ampliar procedimentos do cálculo (mental, escrito, exato, aproximado) pelo conhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e verificação dos resultados;
Refletir sobre procedimentos de cálculo que levem à ampliação do significado dos números e das operações, utilizando a calculadora como estratégia de verificação de resultados;
Utilizar as operações fundamentais para a resolução de problemas da vida prática, trabalhando com números naturais;
Compreender o conceito de múltiplo e divisor de um número natural qualquer,
Compreender o conceito de número primo;
Construir o significado de número racional e de sua apresentação (fracionária e decimal) a partir de seus diferentes usos no contexto social;
Efetuar adição e subtração de números racionais, sob a apresentação fracionária, no caso de denominadores iguais;
Efetuar com compreensão operações com números racionais, na forma decimal;
Resolver problemas práticos que impliquem no uso de cálculo de porcentagem;
Construir o significado de unidade de medidas a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social (capacidade, massa e superfície);
Utilizar procedimentos e instrumentos de medidas usuais, selecionando o mais adequado em função da situação;
Representar resultados de medições utilizando terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medidas;
Desenvolver o conceito de área de uma superfície plana;
Resolver problemas que envolvam áreas e perímetros;
Desenvolver o conceito de superfície e delimitadas por figuras planas variadas;
Componha figuras planas, a partir de outras figuras planas, percebendo as relações entre elas;
Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples,gráficos de colunas, tabelas de duplas entrada e gráficos de barras;
Ler informações apresentadas de maneira organizada por meio de gráficos de linha e setor;
Construir gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos,científicos ou outros;
Identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabiliza-las por meio de estratégias pessoais;
Utilizar a noção de probabilidade em situações-problema simples;
Vivenciar processos de resolução de problemas percebendo que para resolvê-los é preciso compreender, propor, executar um plano de solução, verificar e comunicar a respostas;
CONTEÚDOS:
Números naturais. Sistemas de numeração decimal e números racionais:
Reconhecimento de números naturais no contexto diário;
Compreensão e utilização das regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação de números naturais até a terceira classe;
Analise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo operações fundamentais, isoladas ou combinadas;
Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle do resultado pelo uso de cálculo mental e escrito e da calculadora;
Consolidação das técnicas operatórias das operações fundamentais;
Cálculo mental;
Múltiplos e divisores;
Conceito de números primos;
Critérios de divisibilidade por 5 e 10;
Números racionais absolutos: forma fracionária e decimal;
Retomada do conceito de frações equivalentes;
Adição e subtração de frações baseadas no conceito da equivalência;
Multiplicação de números naturais por fração;
Forma decimal: divisão de dois números naturais quaisquer e justificativa do aparecimento de vírgula no quociente e as transformações sucessivas nos restos obtidos;
Adição, subtração, multiplicação e divisão de números racionais na forma decimal;
Pequenos cálculos de porcentagem.
Medidas:
Unidade de capacidade e de massa;
Conceito de área de uma massa superfície;
Medidas de superfície (padronizadas ou não);
Metro quadrado;
Equivalente de área;
Área do quadrado, retângulo e triângulo;
Problemas envolvendo área e perímetro.
Geometria:
Superfície conceito;
Superfície delimitada por figuras planas variadas;
Composição e decomposição de figuras.
Tratamento de informação
Leitura e discussão sobre dados relacionados a saúde, educação, cultura, lazer,alimentação, meteorologia, pesquisa de opinião, entre outros organizados em tabelas e gráficos (barra, setores, linhas, pictóricos) que aparecem em jornais, revistas, rádio, TV, internet.
Organização de pesquisas relacionadas a assuntos diversos: desenvolvimento físico aniversário dos alunos, programas de TV preferidos, animais que mais gostam, entre outros.
Preparação e simulação de um jornal ou de reportagem feitas pelos alunos, comunicando através de tabelas ou gráficos o assunto pesquisado por eles.
Resolução de situações de problemas simples que ajudem os alunos a formularem previsões a respeito do sucesso ou não de um evento, por exemplo:um jogo envolvendo números pares ou impares ,o lançamento de um dado.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Exercícios orais e escritos;
Apresentações de situações-problema para serem resolvidos individualmente ou em grupos;
Pesquisas de preços e outros conteúdos para subsidiar organização e montagem de situações-problema;
Utilização do computador para fixação de conteúdo ou aplicação e exploração deste;
Organização de quadros, gráficos e tabelas;
Análise desses gráficos e quadros;
Utilização de material concreto;
Recortes, dobraduras, montagens;
Utilização de material didático: livros, tabelas, gráficos;
Desenhos, cartazes, fichas;
Trabalho em grupo;
Representação de situações-problema;
AVALIAÇÃO
A avaliação em matemática será constante, contínua durante todo o processo pedagógico, direcionado aos objetivos propostos, mediante observação diária de aspectos ligados à participação, cooperação, realização e organização do aluno, bem como orais e escritas.
HISTÓRIA
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
Estabelecer relações entre o presente e o passado, próximo e remoto e as influências deste no momento atual;
Analisar e estudar dados históricos com relativo grau de espírito crítico;
Reconhecer algumas reações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece com outras localidades no presente ou no passado;
Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem a sua localidade quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião, contextuando e deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
Identificar relações de poderes estabelecidos entre a sua localidade e os demais centros políticos, culturais, econômicos e culturais em diferentes tempos;
Utilizar diferentes fontes de informações para leituras críticas; Valorizar ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida da localidade;
CONTEÚDOS
Família:
Procedência geográfica e cultural da família, dos alunos e das histórias envolvidas no deslocamento e nos processos de fixação.
Município:
Origem e História;
Aspectos culturais (valorização da cultura local).
Brasil:
Primeiros povos;
Colonização;
Trabalho, sociedade, produção e economia em diferentes momentos históricos;
Imigração e migração;
Acontecimentos históricos (datas comemorativas).
Mundo:
Acontecimentos da atualidade.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
• Leitura e consulta de material informativo (livros, revistas, jornais, vídeos, etc) para análise e consulta do conteúdo destes;
• Debates, relatos;
• Organização de relatórios, questionários, textos e ilustrações;
• Trabalho de pesquisa, entrevistas;
• Comparação de informações;
• Registro em textos, mapas, etc;
• Construção de linhas de tempo;
• Estudo de calendário e medições de tempo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será resultado da observação constante do aluno em função de participação, produção, organização, subsidiadas, também pela realização de trabalho em grupo, provas orais e escritas, etc.
GEOGRAFIA
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
Reconhecer e comparar o papel da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais;
Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida na cidade e no campo relativos ao trabalho, as construções e moradias, aos hábitos cotidianos, às expressões de lazer e de cultura;
Reconhecer, no lugar onde se encontram inseridos, as relações entre o mundo urbano e rural;
Conhecer e compreender algumas das conseqüências relativas da natureza causadas pela ação humana, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais;
Reconhecer o papel das tecnologias, da informação da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais na vida em sociedade;
Saber usar procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação na coleta e tratamento da informação;
Valorizar o uso refletido da tecnologia em prol da conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente.
CONTEÚDOS
A Terra:
A forma e os movimentos da Terra;
Oceanos e continentes;
A representação da Terra.
Paisagem natural e modificada:
Relevo;
Hidrografia;
Clima;
Vegetação.
Município:
Aspectos geográficos;
Atividades econômicas;
Brasil:
Espaço geográfico e político;
Estados e regiões;
Atividades econômicas (trabalho e tecnologia).
Transporte e comunicação:
Origem, evolução e utilização.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Observação direta ou indireta do ambiente;
Leitura e análise de material informativo (livros, revistas, jornais, vídeos, etc);
Debate, relatos, entrevistas, etc;
Pesquisas;
Organização de relatórios, questionários;
Recortes, colagens;
Trabalhos com mapas, etc.
AVALIAÇÃO
Será realizada através da observação direta da atividade desenvolvida pelo aluno e também da realização de provas orais e escritas.
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
O aluno deverá ser capaz de:
O aluno deverá ser capaz de ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente, por meio de identificação fenômenos e outros componentes ambientais, interação com destaque para o papel do homem;
Reconhecer algumas características e propriedades dos componentes ambientais estudados;
Caracterizar causas e conseqüências da poluição da água, do ar e do solo e medidas adequadas a serem tomadas a fim de evitar ou minimizá-la;
Compreender que a preservação e o uso racional dos recursos naturais é condição básica para manutenção da vida na terra;
Identificar os processos de captação, armazenamento a distribuição da água e o modo doméstico de tratamento desta relacionando-os a condições necessárias à preservação da saúde;
Compreender que a preservação da saúde está relacionada a comportamentos individuais e coletivos adequados, bem como a existência e manutenção de serviços públicos essenciais de saneamento básico;
Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de matérias contidos no lixo;
Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo passado adotar e manter comportamentos adequados à manutenção desta;
Estabelecer relações entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças do homem;
Compreender a alimentação como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do organismo;
Compreender como se processam atividades orgânicas como digestão, respiração;
Entender o sistema nervoso como controlar as funções do corpo;
Caracterizar o aparelho reprodutor masculino e feminino e as mudanças que ocorrem no corpo durante a puberdade;
Adotar comportamentos adequados relativos a cuidados com o espaço que habita;
Valorizar a vida em sua diversidade e preservação dos ambientes.
CONTEÚDOS
Sistema solar:
Planetas;
Movimentos da Terra no Sistema Solar.
Água:
Importância e uso;
Ciclo na natureza;
Reconhecimento das formas de captação e tratamento;
Doenças transmitidas pela água.
Seres Vivos:
Vegetais e Animais:
Reprodução;
Cadeia alimentar;
Corpo humano:
1. Higiene física e mental;
2. Sistema nervoso;
3. Nutrição, respiração, circulação e locomoção;
4. Defesas naturais e vacinas;
5. Sistema reprodutor:
a. Puberdade
b. Prevenção de DST’s;
Meio ambiente:
Conservação;
Preservação.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
Leitura de didáticos, jornais, revistas textos informativos;
Produção e análise de relatórios;
Exploração do ambiente mediante observação sistemática;
Realização de pequenos experimentos sob observação do professor,
Uso dos recursos da informática.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada ao longo do processo de observação direta e diária de aspectos inerentes à participação, cooperação, realização e organização do aluno.