sábado, 15 de agosto de 2009

PROJETO FOLCLORE


22 DE AGOSTO DIA FOLCLORE


1. INTRODUÇÃO
A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo. A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.


2. JUSTIFICATIVA
Entendemos que a cultura de cada povo, de cada raça, de cada região brasileira é muito rica em significados que nos traduzem a essência do povo brasileiro. Neste contexto, é fundamental na escola resgatar essa cultura expressa no folclore popular.
A escola deve mostrar o verdadeiro sentido de cultivar essas tradições que são transmitidas de geração a geração, deve investigar as maneiras de pensar, agir, sentir, de um determinado povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação e que não seja, diretamente influenciada pelo circuito erudito e instituições que se dediquem à renovação do patrimônio cientifico e artístico humano.
Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.
O folclore precisa sair dos museus das nossas reminiscências para ganhar a rua. É preciso que acreditemos como educadores, no seu valor cultural: autenticidade, ação educativa, dinâmica social e capacidade integrativa.
Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.

3. OBJETIVOS:
Geral:
Refletir sobre a linguagem do folclore contextualizando-as com o meio em que os alunos vivem;
Específicos:
Valorizar as manifestações culturais;
Estimular a ampliar a linguagem oral;
Incentivar a escrita nas suas diversas modalidades;
Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.
Verificar as culturas existentes e como ela nos enriquece como ser humano;
Instigar os educandos ao estudo sobre as tradições transmitidas pelos pais;
Propor atividades onde os educandos desenvolvem as propriedades científicas e artísticas sobre essas culturas;
Desenvolver o hábito de pesquisa;
Desenvolver a criatividade e a linguagem;
Estimular o raciocínio à atenção.

4. Metodologia

O presente projeto será aplicado de forma que os alunos por meio de questionários, textos, imagens, fotos, CD com cantigas de roda músicas, enfeites típicos, teatros, danças, vídeos e objetos relacionados à comemoração, recebam informações sobre sua cultura e a de outros como forma de conhecimentos sócio-cultural.
Disciplinas envolvidas:
Português, artes, matemática, história, geografia, ciências, ensino religioso e educação física.
Este projeto terá a durabilidade de 15 dias especialmente para o 1º e 2º ano do ensino fundamental.


5. ESTRUTURA PROGRAMÁTICA/RECURSOS
Em cada aula do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras folclóricas, trava-línguas, e advinhas. Para tanto, utilizaremos:
- Pesquisa no laboratório de informática e com familiares
- Cruzadinha
- Caça palavras
- Jogos e brincadeiras
- Leitura e ordenação de textos
- Representação de cantigas e parlendas
- História legendada
- Quebra-cabeças sobre personagens das lendas
- Modelagem com argila ou massinha
- Jogo da memória

6.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
- Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
- Pesquisar com pais as lendas conhecidas;- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações-problema em matemática);
- Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas;
- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa);
- Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
- Os alunos levam para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler em casa;
- A professora começa a aula lendo algumas adivinhas p/ turma, que tentam descobrir as respostas;
- Organizar um campeonato de adivinhas na sala;
- Os alunos deverão adivinha, através de objetos da caixa surpresa, de quais advinhas a professora se refere;
- Representação de cantigas de roda e parlendas
- Confecção de móbiles referente as parlendas trabalhadas
- Promover pesquisas na internet.



7. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação dos alunos na rodinha, que se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, e com o registro da participação feito pela professora.

8.PRODUTO FINAL
Finalizaremos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do ensino Fundamental na Referida escola com direito a visitas de outras escolas da cidade.

BIBLIOGRAFIA
Livros:
Dia a dia do professor

Revistas:
Projetos Escolares (agosto 2007 e 2008)
Nova escola

Sites de pesquisas:
www.ifolclore.com.br
www.folclorebrasileiro.com.br
http://portalx.globo.com./portalzinhox/frameset.htm?lendas





Propostas de atividades

Lendas
Seguem algumas atividades de trabalho com Lendas:
- Pesquisar com pais e avós lendas conhecidas;
- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos ou dramatizações;
- A professora deverá ler diariamente uma lenda p/ classe, usando diferentes estratégias como: teatro de fantoches (ou dedoches), dramatizações, teatro de sombras...
_ Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações-problema em matemática);
- Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas:
- Fazer revisão das reescritas ( individual ou coletivamente, depende do nível da turma);
- Confeccionar um livro de lendas com as produções dos alunos (pedir que ilustrem);
_ Presentear outra sala ou a biblioteca da escola com o livro ou sortear um aluno por dia para levar o livro para casa e ler com a família.




Trava-línguas
- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa);
- Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
- Os alunos levam para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler em casa;
- Organizar um campeonato de trava-línguas com a turma;
- Atividade de leitura: dar o trava-línguas fatiado em palavras para os alunos ordenarem (alunos não alfabéticos);
- Atividade de escrita (p/ alunos alfabéticos): entregar letras móveis na quantidade exata do trava-línguas para as crianças escreverem (não pode faltar nem sobrar letras, fará os alunos pensarem em questões ortográficas)

Adivinhas
- A professora começa a aula lendo algumas adivinhas p/ turma, que tentam descobrir

as respostas;
- Pedir aos alunos que tragam mais adivinhas conhecidas de casa;
- Organizar um campeonato de adivinhas na sala (dividir a turma em grupos de 4 alunos);
- Campeonato:
1ª etapa: pedir aos grupos que escolham algumas das adivinhas pesquisadas em casa e escrevam em uma folha. Dar a folha para outro grupo responder. Após as adivinhas terem sido respondidas, devolvê-las ao grupo que a elaborou para que corrijam as respostas e marquem os pontos para cada resposta certa.
2ª etapa: a professora prepara uma folha para cada grupo com uma determinada quantidade de adivinhas para que sejam respondidas. Socializar as respostas e marcar os pontos para cada acerto.
3ª etapa: "Passa ou repassa" - a professora elabora uma adivinha para cada grupo, que deve respondê-la ou passar a vez para o próximo grupo responder.
4ª etapa: Contagem dos pontos e premiação dos grupos vencedores


Mural de personagens
Sugestão: organizar um mural de personagens folclóricos
- Fazer um levantamento dos personagens folclóricos conhecidos pelos alunos e organizar uma lista:
- Dividir a classe em grupos. Cada grupo deve sortear um personagem e ficará encarregado de organizar uma pesquisa sobre ele;
- Após a pesquisa, elaborar um texto sobre o personagem, ressaltando suas principais características;
- Revisar o texto com auxílio da professora, passar a limpo, fazer uma ilustração do personagem e organizar um mural, que pode ser fixado no pátio da escola ou mesmo na sala de aula.
















SUGESTÕES DE LENDAS



FOLCLORE NAS REGIÕES
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. ENTREGUE UM MAPA DO BRASIL PARA CADA ALUNO...
2. PEÇA AS CRIANÇAS PARA PINTAREM NO MAPA, A DIVISÃO DO BRASIL EM SUAS REGIÕES;
3. DEPOIS RELATAR COMO SÃO AS MANIFESTAÇÕES FOLCLORICAS DE CADA REGIÃO.
4. PEÇA PARA AS CRIANÇAS FAZEREM UMA PESQUISA
5. VOCE PODE ESCOLHER OUTRAS COISAS DO FOLCLORE PARA QUE ELES POSSAM PESQUISAR COMO: ROUPAS TIPICAS, REMEDIOS CASEIROS, ETC...
REGIÃO NORTE
1. DANÇAS
2. ARTESANATO
3. LENDAS
4. BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS
REGIÃO NORDESTE
1. DANÇAS
2. ARTESANATO
3. LENDAS
4. BRINCADEIRAS
REGIÃO CENTRO-OESTE
1. DANÇAS
2. ARTESANATO
3. LENDAS
4. BRINCADEIRAS
REGIÃO SULDESTE
1. DANÇAS
2. ARTESANATO
3. LENDAS
4. BRINCADEIRAS
REGIÃO SUL
1. DANÇAS
2. ARTESANATO
3. LENDAS
4. BRINCADEIRAS

FOLCLORE NAS REGIÕES

FOLCLORE É...

TRAVA-LÍNGUA

BRINCADEIRAS

PARLENDAS

DOBRADURA DO SACI

ATIVIDADES DO SACI

ATIVIDADE DE PARLENDA


ATIVIDADE SOBRE LENDAS



22 DE AGOSTO DIA FOLCLORE